sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Robótica Educacional

Robótica Educacional é a maneira de educar através de ambientes práticos de aprendizagem, apresentando como principais características uma aprendizagem dinâmica e divertida. É constituída por materiais de sucata ou kits de montagem compostos por variadas peças, como motores e sensores controláveis por dispositivos programáveis. Este trabalho aborda a Robótica Educacional utilizando o kit Lego Mindstorms NXT [Lego]. Vários trabalhos foram realizados utilizando este kit. Mesmo havendo vários exemplos bem sucedidos da sua utilização, o kit ainda é pouco utilizado no âmbito educacional.
       Tendo em vista as dificuldades do Sistema Educacional de proporcionar uma educação dinâmica, prática e divertida, a Robótica Educacional se propõe a colaborar de forma significativa, tendo em vista que suas aplicações se estendem a várias áreas do conhecimento.


Exemplo da aplicação da Robótica Educacional - Aprendendo Matemática com Robótica
Uma aplicação da Robótica Educacional se deu  em um projeto denominado Amora, que teve como objetivo praticar e fixar o conteúdo de assuntos abordados em sala de aula, principalmente em disciplinas como Matemática e Física em crianças de 5a e 6a séries do Ensino Fundamental. O kit Lego Mindstorms acabou despertando o interesse dos alunos para a aprendizagem, conforme apresentado na Figura 2. Foram trabalhadas áreas como manipulação e construção de mecanismos por meio de peças de Lego, engrenagens, polias, eixos, etc..

Vários conceitos de Aritmética e Geometria foram explorados. Dentre os
principais podemos citar: frações, números positivos e negativos, razão, multiplicação e números inteiros e racionais. É importante mencionar que também foram trabalhadas noções de Lógica de Programação conforme a faixa etária das séries citadas.  Chegou-se à conclusão que a Robótica é uma área que pode ser utilizada para fazer com que o educando tenha interesse pela aula e conseqüentemente pode auxiliá-lo
a aprender de forma dinâmica e criativa. Ficou claro que é preciso primeiramente proporcionar um ambiente de aprendizagem para que o aluno tenha a oportunidade de interagir e nele aprender, enfim, conseguindo quebrar as barreiras que existem contra a Matemática, encarando-a como algo cotidiano.

Exemplo da UFAM
Recentemente iniciou-se um trabalho na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Ciência da Computação (DCC), com a criação do Laboratório de Robótica Educativa do Amazonas [LaboREAM], que tem como objetivo difundir a prática da Robótica Educacional no Amazonas. O laboratório ainda está em fase de montagem, entretanto alguns trabalhos já foram realizados e outros estão em andamento orientados por Netto.

Conclusão
É necessário proporcionar um ambiente educacional favorável, para que depois o aluno possa nele interagir e aprender. É justamente esse ambiente favorável que se pretende estabelecer através da criação dessa Bateria de Testes de Robótica Educacional, para que a mesma possa ser utilizada como apoio as práticas pedagógicas.
A Robótica tem demonstrado grande potencial educacional que não pode ser ignorado. Percebeu-se que o uso de kits, como o kit Lego Mindstorms NXT, transforma a aprendizagem das disciplinas curriculares em algo divertido de fazer. Além de possibilitar a aquisição de conceitos de Tecnologia e Ciência tanto para crianças como para jovens. A manipulação desta ferramenta tem demonstrado um grande potencial educacional que precisa ser divulgado e praticado em meio aos jovens em idade escolar, quer sejam do período fundamental, médio ou até mesmo no meio acadêmico.


Autor: André Alves Nogueira

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