quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

A Tecnologia da Informação (TI) é vista como o fator de viabilização desta integração em abrangência mundial, bem como de criação de novas estratégias de negócio, de novas estruturas organizacionais e de novas formas de relacionamento entre empresas e entre empresas e seus consumidores. Além dos computadores, portanto, equipamentos de reconhecimento de dados, tecnologias de comunicações, automação industrial e outros hardwares e serviços estão envolvidos.
Dentro deste cenário, a Internet aparece como a aplicação de TI mais visível, já que fornece a infra-estrutura sobre a qual são desenvolvidas as aplicações estratégicas de TI, onde se destacam o E-Business e o E-Commerce.
Surgem as organizações virtuais, com empresas que atuam exclusivamente na Internet, e também empresas tradicionais passam a atuar também na web. Além disso, novas formas de associação e relacionamento entre as empresas. A TI viabiliza uma nova forma de integração: a integração virtual, que surge como uma forte alternativa à integração vertical, que passa a perder potencial como fonte de vantagem competitiva.
Passado um primeiro momento em que muitas iniciativas inovadoras surgiram e desapareceram, vive-se um momento no qual é clara a necessidade de uma estratégia bem definida. O interesse maior inicial no business to consumer (B2C) passa para o business to business (B2B), onde grandes empresas exploram as características desta nova e potente ferramenta.
Na visão de Porter (2001), embora a Internet seja a melhor plataforma de TI para reforçar uma estratégica distintiva, as empresas têm cometido muitos erros na sua utilização por falta de visão estratégica, particularmente, é necessária uma melhor compreensão destes fatos na economia brasileira, já que a literatura acadêmica tem explorado menos o que ocorre em termos de estratégia de TI nas empresas operando no Brasil, em relação à realidade internacional.

Considerações Finais e Perspectivas
O surgimento do conceito de mercados eletrônicos e a disseminação do uso da Internet como meio que o viabiliza aumentou muito o alcance e o impacto das aplicações de TI, envolvendo relações com consumidores e redes com outras empresas. Embora haja diversos trabalhos apresentando e analisando casos destas aplicações no âmbito internacional, a realidade brasileira ainda necessita ser estudada com maior atenção.
A partir destes conceitos e destes fatos, algumas questões devem estar incluídas em uma agenda de estudos:
•Como o e-business pode alterar as forças competitivas dentro de uma indústria?
•Qual o papel da TI (em especial da Internet) em viabilizar estratégias de negócios pré-existentes envolvendo inter-relação e cooperação entre empresas?
•Qual o papel da TI (em especial da Internet) em criar novas estratégias de negócios envolvendo inter-relação e cooperação entre empresas?
•Como os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) influem nas relações entre empresas?
•Como se dá o desenvolvimento e implantação de usos estratégicos da TI (em especial no caso de aplicações de TI envolvendo inter-relação e cooperação entre empresas)?
•Quais conceitos têm sido usados na construção destas aplicações?
Portanto, coloca-se a proposta de realização de pesquisas visando estudar as estratégias adotadas nas empresas brasileiras para a utilização eficaz da Tecnologia da Informação (TI), tendo em vista a proliferação de aplicações de grande repercussão, em especial aquelas que alteram as relações entre empresas, como aquelas voltadas ao "comércio eletrônico".
A análise das questões acima dentro da perspectiva brasileira acima permitirá aumentar a compreensão dos conceitos apresentados neste texto, bem como planejar a sua utilização de forma eficiente e eficaz, de forma a que as organizações possam obter ganhos de produtividade e, sobretudo, de competitividade.

Referências: http://www.prd.usp.br/redecoop/TI_estrat_BAH_FJBL_format.PDF

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